O Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab inaugurou uma iniciativa inédita no país para dar transparência às contas públicas. Desde ontem, está disponível na internet o site De Olho nas Contas (deolhonascontas.prefeitura.sp.gov.br).
Lá, estão disponíveis os salários de todos os servidores públicos, o cargo que ocupam e o local em que trabalham. Também é possível consultar os gastos de todas as secretarias e empresas municipais.
"É um instrumento de fiscalização do cidadão", disse o prefeito Gilberto Kassab durante o lançamento do site. Segundo ele, em breve os paulistanos poderão consultar, por exemplo, qual é a empresa responsável pela varrição de uma determinada rua e quando o trabalho deve ser feito.
Já a Justiça não achou assim tão "legal" a iniciativa do Prefeito Kassab ao acatar o pedido de liminar feito em mandado de segurança pela Federação das Associações Sindicais e Profissionais dos Servidores da Prefeitura (Fasp).
A Fasp ainda pediu ao Ministério Público a apuração de eventual prática de improbidade administrativa do secretário de Gestão e Modernização, Rodrigo Garcia. Garcia é a autoridade nominalmente responsável pela divulgação no site. Para o governo, a publicidade está de acordo com o interesse público.
-É um absurdo. Isso é inconstitucional é invasão de privacidade e quebra de sigilo funcional-disse Berenice Gazzoni Presidente da FASP.
Além da ação na Justiça, Kassab enfrentou a reação até da base governista na Câmara. Menos de 24 horas após o site De Olho nas Contas entrar no ar, um novo projeto de lei passou a tramitar no Legislativo contra a publicação.
Mórbido Detalhe - um professor de ensino fundamental e médio de São Paulo teve no mês de maio vencimento bruto de R$ 143 mil.
Além disso, outras 2.418 pessoas receberam em maio vencimentos acima de R$ 12,3 mil, que é o valor pago ao prefeito Kassab.
e estão dizendo que inconstitucional é colocar o site com as contas no ar
ahhhhh vão à ......
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir